sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sistema de Avaliação


Sistema de Avaliação
Indispensável a toda atividade humana, avaliar é, em um sentido geral, emitir um juízo, uma interpretação, sobre o valor ou qualidade de certos ideais, trabalhos, situação, métodos...
Avaliamos para acompanhar mudanças que os sistemas sofrem. Como os processos de ensino-aprendizagem são atividades que provocam modificações no aluno e no professor, cabe à escola dispor de um sistema de avaliação adequado que possa revelar a evolução de indivíduos, em um contexto abrangente, que extrapole as medições estritamente quantitativas de aquisição de conhecimentos.
Convergente com princípios norteadores, propalados nesta proposta pedagógica, o sistema de avaliação do Colégio Santa Cecília tem como objetivo desenvolver a autonomia do educando, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento social, moral e intelectual.
Além disso, a implantação de metodologias inovadoras nos processos de ensino-aprendizagem exige modelos de avaliação, também, novos e condizentes com formas mais interativas nas relações avaliador-avaliado.
Entendido o significado da avaliação como um recurso de aprimoramento de indivíduos e diversos níveis de organização, o processo avaliativo deixa de ser imposição e passa a ser um ato partilhado e construtivo.
Esclarecido o significado da avaliação, cabe, agora, responder a algumas perguntas pertinentes ao sistema de avaliação adotado.

A- POR QUE AVALIAR?
Avaliamos para estimular uma reflexão crítica sobre os processos evolutivos que estão sendo desencadeados nos agentes do sistema educacional (gestores, coordenadores, professores, alunos...).
A avaliação permite correção de rumos nas transformações que estão sendo provocadas e, a partir de parâmetros de comparação, serem tomadas decisões, sempre tendo como objetivo o desenvolvimento aprimorado e pleno do educando.

B- PARA QUEM AVALIAR?
Considerando a avaliação como um processo para facilitar as mudanças, então, em síntese, avalia-se para: o próprio indivíduo (cada um deve, individualmente, reconhecer a importância do aprimoramento contínuo do ponto de vista pessoal, moral, intelectual...); a sociedade (coletivamente, é necessário buscar padrões superiores de qualidade no aprimoramento das relações sociais).

C- QUE AVALIAR?
Se a missão da escola é a autoformação assistida, visando o pleno desenvolvimento do educando, então a avaliação da aprendizagem, focalizada apenas em conteúdos, não é suficiente.
É necessário agregar à avaliação escolar, ao nível do indivíduo, indicadores de avaliação que permitam acompanhar o domínio de competências e habilidades.
Ampliando a avaliação escolar para a escala institucional, a intenção é adotar indicadores que acompanhem:
Recursos instrucionais
Eficiência metodológica
Interdisciplinaridade
Equilíbrio nas relações

D- QUEM FAZ A AVALIAÇÃO?
Integrantes do sistema educativo do Colégio Santa Cecília têm e devem ter competências desenvolvidas para se avaliarem, em uma grande tarefa coletiva de aprimoramento mútuo. Portanto, todos devem estar preparados para avaliar e serem avaliados.

E-COMO AVALIAR?
A avaliação escolar no Colégio Santa Cecília é feita através do uso de indicadores qualitativos e quantitativos, adotados de forma combinada.
No sentido geral, os indicadores podem ser expressos em dados de medições e informações qualitativas que permitam verificar de que forma uma variável está sofrendo transformações.
Nos processos de ensino e aprendizagem, os indicadores traduzem "comportamentos" ou elementos de um desempenho ("performance") que informam sobre a evolução ou consolidação da aprendizagem.
Os indicadores adotados são, essencialmente, de dois tipos: indicadores quantitativos (constituem uma medida numérica, claramente relacionada com a variável que está sendo avaliada); indicadores qualitativos(referem-se, em geral, a processos e situações no ambiente da aprendizagem, que não são facilmente mensuráveis mas que, mesmo assim, são perceptíveis).
A combinação dos indicadores quantitativos e qualitativos compõe, conjuntamente, a critério de professores e alunos, a nota de exercícios, provas, relatórios, arguições, projetos, pesquisas, redações, monografias...
A equipe do Colégio Santa Cecília entende que a avaliação diagnóstica de diversos processos de ensino-aprendizagem deve apontar para a busca do melhor de todos, além disso, a prática avaliativa deve estimular a autonomia e ser sempre uma fonte de reflexão sobre os caminhos das transformações, nunca uma ameça.
Seguem outros indicadores usados na avaliação escolar:
Indicadores operacionais ( ou de atividades ) : estão diretamente relacionados com o tempo e com a qualidade das atividades desenvolvidas nos diversos espaços pedagógicos; são úteis para acompanhar, por exemplo, o desenvolvimento do conteúdo da disciplina em relação a um cronograma previamente estabelecido.
Indicadores de resultados: estão relacionados com os objetivos específicos de uma determinada ação no desenvolvimento de um programa ou atividade. Para o uso adequado dos indicadores de resultados é importante que os objetivos específicos sejam explicitados de forma bem clara para que se tenha exatidão na "medida". Estes indicadores estão, principalmente, associados ao desenvolvimento de habilidades.
Indicadores de impactos: referem-se às transformações que estão relacionadas com os objetivos gerais; expressam mudanças mais significativas. Ao nível das disciplinas, estes indicadores se associam, principalmente, ao desenvolvimento de competências.
Indicadores de contexto: visam acompanhar transformações relacionadas com o entorno mais amplo, em relação ao meio escolar, por exemplo. São usados para aferir ações na escola que provocam mudanças, na família ou na sociedade. Existem atividades de uma disciplina, na sala de aula, que provocam mudanças na escola como um todo, neste caso, podem-se adotar, também, indicadores de contexto.
Indicadores de processo: referem-se à execução de um projeto ou programa, e envolvem sequência de ações, metodologias adotadas, estilo de atuação da equipe executora, etc. 

Avaliação

        AVALIAÇÃO

        Concebemos a avaliação como algo absolutamente inerente ao nosso trabalho, na perspectiva de uma postura constante de observação, investigação e crítica construtiva em relação à qualificação de nossa prática e intervenções didáticas, procurando conscientizar-nos dos aspectos que estão dando certo e que podemos ampliar, dos que têm de ser modificados, revistos, melhorados e aprofundados e do que ainda tem de ser buscado, inventado, criado em termos de novas alternativas, dentro da própria equipe, em nossos momentos de estudo e trabalho coletivo, através de iniciativas individuais ou de cursos e seminários que frequentamos ou promovemos.
        Essa avaliação inclui o professor e sua própria prática, a equipe pedagógica e a proposta da escola, passando pela relação com os pais e comunidade escolar geral, com os alunos e sua própria aprendizagem
        "O processo avaliativo parte do pressuposto de que se defrontar com dificuldades é inerente ao ato de aprender. Assim, o diagnóstico de dificuldades e facilidades deve ser compreendido não como um veredito que irá culpar ou absolver o aluno, mas sim como uma análise da situação escolar atual do aluno, em função das condições de ensino que estão sendo oferecidas. Nestes termos, são questões típicas de avaliações:
“A avaliação escolar exige também que o professor tenha claro, antes de sua utilização, o significado que ele atribui a sua ação educativa.”
 A avaliação é contra-indicada como único instrumento para decidir sobre aprovação e reprovação do aluno. O seu uso somente para definir a progressão vertical do aluno conduz a reduções e descompromissos. A decisão de aprovação e retenção do aluno exige do coletivo da Escola uma análise das possibilidades que essa Escola pode oferecer para garantir um bom ensino.
A avaliação escolar também é contra-indicada para fazer um diagnóstico sobre a personalidade do aluno, pois sua abrangência limita-se aos objetivos do ensino do programa escolar.
A avaliação escolar é contra-indicada para fazer prognóstico de sucesso na vida. “Contudo, o seu mau emprego pode expulsar o aluno da Escola, causar danos em seu autoconceito, impedir que ele tenha acesso a um conhecimento sistematizado e, portanto, restringir a partir daí suas oportunidades de participação social.” 
Deixe seu comentário
Por que não conseguimos alcançar uma avaliação de qualidade no espaço escolar ?
Qual o processo de aprendizagem desenvolvido?
Que resultados produzimos como educadores?
 E porque produzimos tais resultados?


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Discutindo Avaliação da Aprendizagem

Meu objetivo em criar este blog é abrir espaço para a construção de conhecimentos sobre o tema Avaliação da Aprendizagem,  pois considero um assunto extremamente importante para todos que trabalham na aréa educacional , neste ambiente postarei textos , videos  e artigos que, com certeza será útil para ampliação dos conhecimentos  bem como espaço de discurssão e questionamentos a cerca deste tema que constitue ainda um devir no espaço escolar . Avaliação sendo bem discutida constituirá um instrumento de emancipação e de autonomia, se bem  entnedida pode tornar-se meio de inclusão social .Ela nesta concepção deve ser compreendida como ato processual que envolvem os aspectos político e social de uma determinada cultura. Assim avaliar faz parte da cultura humana precisando ser historicizada para entender como acontece no mundo contemporâneo para que possamos construir novas paradigmas no mundo midiático, portanto como diz Vasco Moreto Precisamos entende-la como um momento privilegiado para estudo, pois avaliar faz parte de todo processo de Ensino e Aprendizagem.