UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
MÍDIAS DA EDUCAÇÃO
ATIVIDADE 3 ETAPA 3
ALUNA: MARINALVA TEIXEIRA
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RELATÓRIO DA JORNADA PEDAGÓGICA 2011
A jornada pedagógica no Colégio Estadual Idalice Nunes aconteceu no período de 01 a 04 de fevereiro de 2011, subsidiada pelos documentos, princípios e eixos da Educação da Bahia cujo foco o planejamento escolar.
Tendo em vista que o ato de planejar é sempre um ato de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação, partimos dos resultados da avaliação e planejamos com vista a dar uma resposta a um problema que consideramos como crítico na nossa escola – a leitura e a escrita.
Sabemos que o homem organiza e disciplina a ação, tornando-a mais responsável, mais complexa pelo planejamento.
Discutimos, avaliamos a nossa caminhada com base na programação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por que acreditamos que as sugestões correspondem com o nosso entendimento de que a ação planejar possibilita transformar a realidade numa direção escolhida, dá clareza às ações e põe em ação um conjunto de técnicas para racionalizá-las.
Refletir sobre a realidade escolar é o primeiro passo para a melhoria do trabalho pedagógico, pois, entendemos como meio necessário para a melhoria do ensino e da aprendizagem.
A direção, professores e coordenadora pedagógica, em unanimidade destacaram a validade das diretrizes da jornada pedagógica desse ano, a qual acolhemos pela sua pertinência, e o interessante é que experienciamos na prática.
Durante o processo de avaliação e reavaliação das ações para esse ano letivo, ficou configurado que a mensagem, 10 palavras proferida pela equipe gestora na abertura da jornada, foi importante, pois, a reflexão da mesma ressalta que o nosso trabalho precisa ser fortalecido como equipe, conforme texto abaixo:
A palavra de duas letras mais egoísta “EU”, evite-a...
A palavra de três letras mais venenosa... “EGO”, elimine-a...
A palavra de quatro letras mais usada “AMOR” pratique-o...
A palavra de seis letras mais rápida... “FOFOCA” ignore-a...
A palavra de seis letras mais necessária ... “Perdão” aplique-o...
A palavra de três letras mais satisfatória ‘nós” use-a...
A palavra de nove letras mais agradável ... “humildade” aprenda-a...
A palavra de nove letras mais essencial ... “confiança” tenha fé...
A palavra de onze letras mais amorosa: “Jesus Cristo” siga-o.
Que Deus te abençoe!
Feliz Dia!
Eu peço por você...
Em seguida, assistimos ao vídeo de Anísio Teixeira e as orientações via Web que assegurou a nossa compreensão sobre os procedimentos a serem assegurados no planejamento escolar.
No 2° momento discutimos os indicadores da escola, destacando os pontos fortes e os que precisam ser melhorados para serem utilizados no planejamento.
Discutimos a avaliação como reflexão transformadora em ação que nos impulsiona a novas reflexões sobre a nossa realidade. Desse modo, esse momento aconteceu com muita interatividade, onde os educadores discutiram nossas práticas pedagógicas e aprendemos sobre nós e nossa realidade escolar.
O ato de avaliar pressupõe acolhimento
A avaliação torna-se um ato amoroso na medida em que inclui o educando no seu curso de aprendizagem.
Durante esse momento vivenciamos quanto é abrangente o processo de avaliar, por que implica uma reflexão sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades.
Nesse espaço destacamos os indicadores da escola, rendimento, evasão e repetência, para desencadear a discussão e pontuar as dificuldades de aprendizagem e os conteúdos críticos. Pois, a avaliação necessita ser colocada a serviço do processo de ensino e aprendizagem, visando acompanhar o processo de aquisição de competências e ajudar os alunos a aprenderem melhor.
Em continuidade os professores enfocaram a necessidade de o planejamento ser efetuado por área do conhecimento, permitindo as interfaces.
Ainda nesse espaço realizamos a avaliação dos projetos (2010) para discutir e avaliar os que poderiam continuar. Nesse momento revisamos a Agenda 2010, avaliando-a e construindo a nova Agenda para o ano de 2011.
Depois da avaliação institucional, reservamos os dias 03 e 04 de fevereiro para a elaboração dos planos de curso por áreas e componentes curriculares, considerando a contribuição de cada área na consolidação do projeto: todos somos responsáveis para desenvolver o trabalho voltando o foco para Leitura e Escrita. Para esse planejamento utilizamos como subsídios as matrizes curriculares de referencia da SEC e a matriz de referencia SAEB/Prova Brasil.
E reafirmamos que de modo bastante produtivo proporcionamos a socialização e discussão dos trabalhos realizados nesse período, com os quais discutimos ajustes e pontos positivos, que com certeza melhorará a nossa prática.
As orientações para o planejamento pedagógico oferecidas pela SEC na jornada foam muito significativas, tanto em relação ao material escrito como o disponibilizado via web. Esse ambiente permitiu uma maior socialização dos objetivos da jornada. O recurso apresentou com muita clareza o programa de garantia do percurso educativo, que pontua dificuldades de aprendizagem, conteúdos críticos, e as alternativas metodológicas, como oficina de leitura, textos, artes e outras referências para a organização de conteúdos básicos por disciplina. Essa forma facilitou o entendimento da concepção, diretrizes, objetivos da nossa educação de acordo com o propósito da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
Como diz os professores:
“A jornada pedagógica deste ano na nossa escola teve um foco local, pautada na realidade da nossa própria instituição”
(Profª Aparecida)
“O planejamento realizado na própria escola é bem mais real, mais proveitoso, pois, a teoria e prática se concretizam”
(Profª Emília Malheiros)
“A jornada pedagógica na escola foi muito positivo, pois, pudemos discutir questões pertinentes a instituição. O material para elaboração do plano de curso já se disponibilizava na biblioteca, o que facilitou muito o trabalho do professor. Outro ponto positivo foi ser apenas um turno, pois possibilitou o professor, a aproveitar melhor o tempo, e findando a jornada cada profissional já havia preparado sua primeira semana de aula” (Profª Maria Eunice)
Os depoimentos revelam o quanto foi produtivo o nosso encontro e a prevalência do coletivo, torna a escola mais coesa com os princípios de uma educação realmente emancipatória.
Oi Marinalva,
ResponderExcluirQue bom que os educadores estão percebendo que nas jornadas pedagógicas cada escola precisa refletir sobre seus probelams e encontrar soluções conjuntas.