sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sistema de Avaliação


Sistema de Avaliação
Indispensável a toda atividade humana, avaliar é, em um sentido geral, emitir um juízo, uma interpretação, sobre o valor ou qualidade de certos ideais, trabalhos, situação, métodos...
Avaliamos para acompanhar mudanças que os sistemas sofrem. Como os processos de ensino-aprendizagem são atividades que provocam modificações no aluno e no professor, cabe à escola dispor de um sistema de avaliação adequado que possa revelar a evolução de indivíduos, em um contexto abrangente, que extrapole as medições estritamente quantitativas de aquisição de conhecimentos.
Convergente com princípios norteadores, propalados nesta proposta pedagógica, o sistema de avaliação do Colégio Santa Cecília tem como objetivo desenvolver a autonomia do educando, contribuindo para o seu pleno desenvolvimento social, moral e intelectual.
Além disso, a implantação de metodologias inovadoras nos processos de ensino-aprendizagem exige modelos de avaliação, também, novos e condizentes com formas mais interativas nas relações avaliador-avaliado.
Entendido o significado da avaliação como um recurso de aprimoramento de indivíduos e diversos níveis de organização, o processo avaliativo deixa de ser imposição e passa a ser um ato partilhado e construtivo.
Esclarecido o significado da avaliação, cabe, agora, responder a algumas perguntas pertinentes ao sistema de avaliação adotado.

A- POR QUE AVALIAR?
Avaliamos para estimular uma reflexão crítica sobre os processos evolutivos que estão sendo desencadeados nos agentes do sistema educacional (gestores, coordenadores, professores, alunos...).
A avaliação permite correção de rumos nas transformações que estão sendo provocadas e, a partir de parâmetros de comparação, serem tomadas decisões, sempre tendo como objetivo o desenvolvimento aprimorado e pleno do educando.

B- PARA QUEM AVALIAR?
Considerando a avaliação como um processo para facilitar as mudanças, então, em síntese, avalia-se para: o próprio indivíduo (cada um deve, individualmente, reconhecer a importância do aprimoramento contínuo do ponto de vista pessoal, moral, intelectual...); a sociedade (coletivamente, é necessário buscar padrões superiores de qualidade no aprimoramento das relações sociais).

C- QUE AVALIAR?
Se a missão da escola é a autoformação assistida, visando o pleno desenvolvimento do educando, então a avaliação da aprendizagem, focalizada apenas em conteúdos, não é suficiente.
É necessário agregar à avaliação escolar, ao nível do indivíduo, indicadores de avaliação que permitam acompanhar o domínio de competências e habilidades.
Ampliando a avaliação escolar para a escala institucional, a intenção é adotar indicadores que acompanhem:
Recursos instrucionais
Eficiência metodológica
Interdisciplinaridade
Equilíbrio nas relações

D- QUEM FAZ A AVALIAÇÃO?
Integrantes do sistema educativo do Colégio Santa Cecília têm e devem ter competências desenvolvidas para se avaliarem, em uma grande tarefa coletiva de aprimoramento mútuo. Portanto, todos devem estar preparados para avaliar e serem avaliados.

E-COMO AVALIAR?
A avaliação escolar no Colégio Santa Cecília é feita através do uso de indicadores qualitativos e quantitativos, adotados de forma combinada.
No sentido geral, os indicadores podem ser expressos em dados de medições e informações qualitativas que permitam verificar de que forma uma variável está sofrendo transformações.
Nos processos de ensino e aprendizagem, os indicadores traduzem "comportamentos" ou elementos de um desempenho ("performance") que informam sobre a evolução ou consolidação da aprendizagem.
Os indicadores adotados são, essencialmente, de dois tipos: indicadores quantitativos (constituem uma medida numérica, claramente relacionada com a variável que está sendo avaliada); indicadores qualitativos(referem-se, em geral, a processos e situações no ambiente da aprendizagem, que não são facilmente mensuráveis mas que, mesmo assim, são perceptíveis).
A combinação dos indicadores quantitativos e qualitativos compõe, conjuntamente, a critério de professores e alunos, a nota de exercícios, provas, relatórios, arguições, projetos, pesquisas, redações, monografias...
A equipe do Colégio Santa Cecília entende que a avaliação diagnóstica de diversos processos de ensino-aprendizagem deve apontar para a busca do melhor de todos, além disso, a prática avaliativa deve estimular a autonomia e ser sempre uma fonte de reflexão sobre os caminhos das transformações, nunca uma ameça.
Seguem outros indicadores usados na avaliação escolar:
Indicadores operacionais ( ou de atividades ) : estão diretamente relacionados com o tempo e com a qualidade das atividades desenvolvidas nos diversos espaços pedagógicos; são úteis para acompanhar, por exemplo, o desenvolvimento do conteúdo da disciplina em relação a um cronograma previamente estabelecido.
Indicadores de resultados: estão relacionados com os objetivos específicos de uma determinada ação no desenvolvimento de um programa ou atividade. Para o uso adequado dos indicadores de resultados é importante que os objetivos específicos sejam explicitados de forma bem clara para que se tenha exatidão na "medida". Estes indicadores estão, principalmente, associados ao desenvolvimento de habilidades.
Indicadores de impactos: referem-se às transformações que estão relacionadas com os objetivos gerais; expressam mudanças mais significativas. Ao nível das disciplinas, estes indicadores se associam, principalmente, ao desenvolvimento de competências.
Indicadores de contexto: visam acompanhar transformações relacionadas com o entorno mais amplo, em relação ao meio escolar, por exemplo. São usados para aferir ações na escola que provocam mudanças, na família ou na sociedade. Existem atividades de uma disciplina, na sala de aula, que provocam mudanças na escola como um todo, neste caso, podem-se adotar, também, indicadores de contexto.
Indicadores de processo: referem-se à execução de um projeto ou programa, e envolvem sequência de ações, metodologias adotadas, estilo de atuação da equipe executora, etc. 

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